sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O primeiro nhoque agente nunca esquece...


Domingo é dia de uma comidinha mais elaborada e caprichada, mesmo que o tempo seja um tantinho curto… e como adorooo nhoque, decidi me jogar na cozinha.

Sou um tanto quanto contra a comprar coisas prontas, pois acho que a fato de as prepararmos faz da comida mais gostosa e também é uma forma de termos a certeza de que os ingredientes são de boa qualidade e que tudo foi preparado com muito carinho e higiene. Claro que também não sou radical né?! Afinal a vida é bem corrida...

Então não deu outra, fui afetada mais uma vez pela síndrome do “faça você mesmo” e fui fazer a massa do nhoque em casa... o detalhe é que foi a primeira vez que eu fiz a massa do nhoque e pra completar a história, minha sogra veio almoçar aqui em casa...

O resumo da ópera é o seguinte: entre mortos e feridos se salvaram todos... hihihi

Lá vai a receita que eu usei, e olha fica muitooo bom, a família aprovou...

Nhoque

02 Kg de batata
09 gemas
05 colheres de manteiga
Farinha para dar ponto
Sal a gosto

Cozinhe as batatas com casca e um tantinho de sal, depois de cozidas espere esfriar descasque e passe no espremedor.

Um truque legal é deixar a batata esfriar bem, porque você consegue chegar no ponto mais rápido.

Prepare um abundante molho suculento, a seu modo e reserve.

Misture as batatas espremidas à manteiga, as gemas e o sal a gosto. Vai parecer um purê, ai você vai acrescentando farinha até que você consiga fazer as cobrinhas numa mesa bem enfarinhada.

A minha massa ficou um pouco grudentinha, mas bem pouco.

Depois de fazer as cobrinhas, corte os nhoques e cozinhe em água fervente. Eu acrescentei um caldo de galinha à água do cozimento.

Claro que você já viu nhoque cozinhando né?! Mas de qualquer forma a mágica é, você joga a massinha lá na panela e quando ela subir é porque esta cozida ok?!

Uma dica legal é que ao tirar o nhoque da panela você o coloque em uma tigela de água bem gelada pra que a massa fica al dente e não grude.

Tire a massa da água gelada e coloque na travessa com o molho que você já preparou, coloque queijo por cima e leve ao forno pra gratinar.

E depois é só saborear....
Bjs

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O aniversário do marido e a sindrome do faça você mesma!


Ainda em janeiro, o meu querido marido faz aniversário e esse ano resolvemos fazer uma festa e convidar os amigos e a família...

Para que eu não ficasse tão sobrecarregada, o meu amado me disse para contratar um buffet. Eu contratei, o de uma amiga que por sinal é excelente!

Mas eu ainda não falei sobre isso mas eu sou gravemente afetada pelo "Faça você mesma!", e como o meu amado me pediu pra fazer o bolo que seria servido, o famoso - e quase tradição de família - bolo prestigio, eu decidi então fazer os doces da festa.

Boa idéia?! humm, cansativo mas eu adorei!!!!

Então eu fiz os tradicionais beijinhos e brigadeiros, e tambem copinhos de mousse de maracujá e copinhos Romeu e Julieta, além é claro do bolo.

E olha, posso até ter me cansado mas a recompensa é ver as pessoas comerem e gostarem....

Bem, vocês ainda vão ver o quanto eu sou afetada pelo faça você mesma.

Agora vai ai as receitinhas dos doces, só dos copinhos, porque beijinho e brigadeiro são tradicionais, são receitas que praticamente nasce com você. rs
Copinho de mousse de Maracujá

01 lata de leite condensado
01 lata de creme de leite
01 lata de suco concentrado de maracujá
1/2 pacotinho de gelatina sem sabor (hidratada conforme a embalagem)

Misture tudo e bata no liquidificador até ficar homogenio. Distribua nos copinhos, eu coloquei poupa de maracujá fresco pura mesmo e arremate com a colherzinha.
Leve a geladeira até ficar firme.
Copinho Romeu e Julieta

Goiabada
Queijo minas

Derreta a goiabada com um pouquinho de água, o suficiente para virar um creme. Processe o queijo minas até virar creme, se quiser coloque cream cheese.

Com a ajudade um saco plastico, coloque no copinho a goiabada e por cima o creme de queijo, não se esqueça da colherzinha ok?!

E ta pronto os docinhos deliciosos e fofos que fazem o maior sucesso!

Bjs.

PS.: O bolo que está na foto não fui eu quem fez não, afinal não ia dar tempo e ainda to aperfeiçoando a minha destreza para confeitar bolo...hihihi

domingo, 22 de fevereiro de 2009

PARABÉNS!!!!!

Denise...Cultive o amor a cada dia de mais esse ano que Deus lhe proporciona a viver...Nós te amamos muito,muito,muito...Eu profetizo um ano incrível,sempre no centro da vontade do Senhor pq Ele é o caminho...Parabéns minha amiga!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O amor, e a comemoração de três anos de muita felicidade


O mês de janeiro é muito especial aqui em casa, pois nesse mês comemoramos o dia em que meu amor e eu começamos a namorar, nosso aniversário de casamento e o aniversário do meu amore...(não necessáriamente nessa mesma ordem)

O nosso aniversário de casamento é no dia 20 de janeiro, apenas 5 antes do dia em que começamos a namorar...e essa é uma data muito importante em nossas vidas...fazemos sempre questão de fazer algo especial para celebrar este dia.

Neste ano, eu resolvi fazer um jantar especial pra nós dois...mas como a correria do dia à dia as vezes me impede de planejar as coisas com antecedência, eu acabei decidindo o menu no dia.

Estava eu vendo os blogs que acompanho diariamente e achei no rainhas o lar o cardápio perfeito: Costelinha com molho barbecue ( a costelinha do Outback), e como meu marido adoraaa essa costelinha investi nela todas as minhas fichas e me joguei na receita.... de sobremesa fiz a famosa torta de chocolate com limão da comadre Faby do rainhas do lar.

Olha, não vou te enganar não, tive medo de que essa aventura nao desse certo, mas o tempo me impedia de ficar temendo e me impulsionava a agir...

E lá fui eu, sai do meu trabalho, corri no mercado e comprei os ingredientes necessários.

E preparei...


Costelinha do Outback


11/2 de costelinha de porco em ripa (ou seja tudo juntinha) bem carnuda
Limão
Alho espremido
Alecrin
Pimenta calabresa
Sal
E na minha ousadia acrescentei uma pitadinha de glutamato monossódico.

Tempere a costelinha com bastante alho espremido, genoroso caldo de limão, sal, pimenta calabresa e alecrim, coloque dentro de um saco plástico e leve a geladeira para marinar. É melhor que a costelinha seja preparada de vesperá, mas como já disse, fiz no mesmo dia, ou melhor na mesma tarde pra servir à noite.

De qualquer forma, eu deixei marinando por +/- uma hora, e em uma panela grande coloquei a ripa com o tempero e um tantinho de água pra que desse uma pré cozida e o tempero pegasse bem. Deixei cozinhando por +/- 20 minutos.

Coloque a costelinha e o tempero em uma assadeira cubra com papel aluminio (lado brilhoso pra dentro) e deixe assar até ficar bem macia. Retire o papel aluminio e deixe aquele caldinho secar e a carne ir adquirindo aquela cor dourada.

Quando já estiver dourada, comece a pincelar o molho barbecue dos dois lados da costelinha e leve-à de volta ao forno até que essa camada de molho seque, faça isso na costelinha por três vezes. Nesse ponto a carne estará tão macia que estará soltando do osso.

Para acompanhar a costelinha eu fiz legumes no vapor, uma pena que não achei vagem torta....


Molho Barbecue.


1 colher de óleo
2 colheres de sopa de cebola picada bem miudinha.
1/2 xicara (chá) de açucar mascavo
2 colheres (chá) de catchup
1/2 xicara (chá) de água
1/2 xicara (chá) de vinagre branco
2 colheres de molho inglês
Pimenta calabresa
Pimenta do reino
Sal


Em uma panela refogue a cebola no óleo, acrescente o açucar mascavo e o vinagre, deixe o açucar dissolver e acrescente o molho inglês, o catchup, a pimenta calabresa e a água. Cozinhe por 10 minutos ou até o molho engrossar, tempere com sal e pimenta do reino.Reserve.

E de sobremesa....




Torta de limão com chocolate.


É isso ai, não tenha medo de se arriscar...

Bjus

Ahhh...o natal (parte II)


Continuando as receitas do natal...
Brigadeiro na tacinha
1 lata de leite condensado
250gr de nozes ou castanha do pará ou a castanha de sua preferencia.
1 colher de sopa de manteiga sem sal.
Leve ao fogo baixo o leite condensado, a castanha e a manteiga,e mexa até que solte do fundo da panela.
Se quiser por em tacinhas deixe ele mais molinho, mas se você quiser pode dar ponto de brigadeiro e enrolar...ai a decisão é sua.
Em cada tacinha eu coloquei um lacinho de fita de cetim só pra dar um charme... e ai é só curtir o sucesso !
Canudinhos de coco com leite condensado

1 lata de leite condensado
1 pct de coco em flocos seco sem açucar
Canudinhos folhados

É simples, misture o leite condensado com o coco ralado, coloque em uma tigelinha e disponha os canudinhos em volta da tigelinha em uma bandeja bem bonita.
Eu prefiro não rechealos pois eles murcham muito rapido e fica ruim...
Ganache com frutas picadinhas

500gr de chocolate blend.
2 caixinhas de creme de leite.
Frutas (fresca ou seca) de sua preferencia

Coloque em uma panela o creme de leite e o chocolate ralado de preferencia para que ele derreta com mais facilidade. Leve ao fogo até que vire um creme bem lisinho....

Coloque o creme eu uma tigela de vidro bem charmosa, pique as frutas e coloque em potinhos tipo petisqueira em volta do vidro com o creme. Para que as pessoas se sirvam você pode colocar garfinhos de fondue e palitos de dentes com um charminho.


Bjus...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Ahhh o natal.... (parte I)

Bem, como eu já tenho essa intenção de criar um blog há algum tempo eu tenho tirado umas fotos para facilitar...rs

O natal esse ano foi em minha casa...e isso é uma grande realização !!!

Muitas idéias da ceia de minha família veio do Rainhas do lar (www.rainhasdolar.com), um blog fofissimo que eu adoro e acompanho diariamente.

A ceia foi preparada por mim, minha mãe e minha irmã... com participações especiais de minha sogra que preparou o famoserrimo peru molhadinho, que por mais incrível que pareça a carne do peito fica quase tão molhadinha quanta a da coxa...

É mas esse natal não foi só um mar de rosas como eu gostaria, teve também muito cansaço, correria e alguns desastres na cozinha...Pois é, acontece...rs

Eu iria fazer um bolo prestigio que já é quase uma tradição em minha família...mas o bendito resolveu assar por fora e a massa mole de dentro estourou a capinha superficial e derramou tudo no forno quase nos matando com a fumaça...rs

Mas, entre mortos e feridos até que se salvaram todos....rs

Bem, mas voltando aos pontos felizes deste natal, nós preparamos muitas gostosuras e estarei postando algumas das receitas da ceia de natal... entre outras que nesse inicio de ano - cheio de festinhas - eu registrei especialmente para publicar aqui na casinha....

E pra ceia foi feito....


Tomatinho sensação.
Ganache com frutas em cubinhos.
Brigadeiros na tacinha.
Bolo salgado de mãe.
Pavê de creme de nozes e creme de castanha do pará.
Salpicão de frango.
Canudinhos de coco com leite condensado.

E para começar ....

Tomatinho sensação

20 Tomatinhos cereja

2 potinhos de cream cheese

Frango desfiado suficiente para ficar saboroso

Cheiro verde

Temperos a gosto.

Creme:

Misture o cream cheese, o frango, o cheiro verde e tempere a gosto com pimenta do reino, uma pitadinha de glutamato monossódico mais conhecido por ajinomoto, entre outros temperos a gosto e reserve.

Montagem:

Lave bem os tomatinhos, corte delicadamente a parte de cima do tomate, tire a polpa com uma colherzinha e recheie com o creme e vá dispondo em uma bandeja bem bonita...

O recheio do tomatinho pode ser variado a seu gosto...e criatividade...

Até as próximas...

Bjs

Bem vindos a minha casa....

Essa é a inauguração de minha casa... onde postarei minhas receitinhas...falarei de coisas diversas, mostrarei também os dotes de pessoas especiais...

Enfim...que Deus nos abençoe e que os sonhos se realizem...

Bjs