sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O primeiro nhoque agente nunca esquece...


Domingo é dia de uma comidinha mais elaborada e caprichada, mesmo que o tempo seja um tantinho curto… e como adorooo nhoque, decidi me jogar na cozinha.

Sou um tanto quanto contra a comprar coisas prontas, pois acho que a fato de as prepararmos faz da comida mais gostosa e também é uma forma de termos a certeza de que os ingredientes são de boa qualidade e que tudo foi preparado com muito carinho e higiene. Claro que também não sou radical né?! Afinal a vida é bem corrida...

Então não deu outra, fui afetada mais uma vez pela síndrome do “faça você mesmo” e fui fazer a massa do nhoque em casa... o detalhe é que foi a primeira vez que eu fiz a massa do nhoque e pra completar a história, minha sogra veio almoçar aqui em casa...

O resumo da ópera é o seguinte: entre mortos e feridos se salvaram todos... hihihi

Lá vai a receita que eu usei, e olha fica muitooo bom, a família aprovou...

Nhoque

02 Kg de batata
09 gemas
05 colheres de manteiga
Farinha para dar ponto
Sal a gosto

Cozinhe as batatas com casca e um tantinho de sal, depois de cozidas espere esfriar descasque e passe no espremedor.

Um truque legal é deixar a batata esfriar bem, porque você consegue chegar no ponto mais rápido.

Prepare um abundante molho suculento, a seu modo e reserve.

Misture as batatas espremidas à manteiga, as gemas e o sal a gosto. Vai parecer um purê, ai você vai acrescentando farinha até que você consiga fazer as cobrinhas numa mesa bem enfarinhada.

A minha massa ficou um pouco grudentinha, mas bem pouco.

Depois de fazer as cobrinhas, corte os nhoques e cozinhe em água fervente. Eu acrescentei um caldo de galinha à água do cozimento.

Claro que você já viu nhoque cozinhando né?! Mas de qualquer forma a mágica é, você joga a massinha lá na panela e quando ela subir é porque esta cozida ok?!

Uma dica legal é que ao tirar o nhoque da panela você o coloque em uma tigela de água bem gelada pra que a massa fica al dente e não grude.

Tire a massa da água gelada e coloque na travessa com o molho que você já preparou, coloque queijo por cima e leve ao forno pra gratinar.

E depois é só saborear....
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário