sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

O amor, e a comemoração de três anos de muita felicidade


O mês de janeiro é muito especial aqui em casa, pois nesse mês comemoramos o dia em que meu amor e eu começamos a namorar, nosso aniversário de casamento e o aniversário do meu amore...(não necessáriamente nessa mesma ordem)

O nosso aniversário de casamento é no dia 20 de janeiro, apenas 5 antes do dia em que começamos a namorar...e essa é uma data muito importante em nossas vidas...fazemos sempre questão de fazer algo especial para celebrar este dia.

Neste ano, eu resolvi fazer um jantar especial pra nós dois...mas como a correria do dia à dia as vezes me impede de planejar as coisas com antecedência, eu acabei decidindo o menu no dia.

Estava eu vendo os blogs que acompanho diariamente e achei no rainhas o lar o cardápio perfeito: Costelinha com molho barbecue ( a costelinha do Outback), e como meu marido adoraaa essa costelinha investi nela todas as minhas fichas e me joguei na receita.... de sobremesa fiz a famosa torta de chocolate com limão da comadre Faby do rainhas do lar.

Olha, não vou te enganar não, tive medo de que essa aventura nao desse certo, mas o tempo me impedia de ficar temendo e me impulsionava a agir...

E lá fui eu, sai do meu trabalho, corri no mercado e comprei os ingredientes necessários.

E preparei...


Costelinha do Outback


11/2 de costelinha de porco em ripa (ou seja tudo juntinha) bem carnuda
Limão
Alho espremido
Alecrin
Pimenta calabresa
Sal
E na minha ousadia acrescentei uma pitadinha de glutamato monossódico.

Tempere a costelinha com bastante alho espremido, genoroso caldo de limão, sal, pimenta calabresa e alecrim, coloque dentro de um saco plástico e leve a geladeira para marinar. É melhor que a costelinha seja preparada de vesperá, mas como já disse, fiz no mesmo dia, ou melhor na mesma tarde pra servir à noite.

De qualquer forma, eu deixei marinando por +/- uma hora, e em uma panela grande coloquei a ripa com o tempero e um tantinho de água pra que desse uma pré cozida e o tempero pegasse bem. Deixei cozinhando por +/- 20 minutos.

Coloque a costelinha e o tempero em uma assadeira cubra com papel aluminio (lado brilhoso pra dentro) e deixe assar até ficar bem macia. Retire o papel aluminio e deixe aquele caldinho secar e a carne ir adquirindo aquela cor dourada.

Quando já estiver dourada, comece a pincelar o molho barbecue dos dois lados da costelinha e leve-à de volta ao forno até que essa camada de molho seque, faça isso na costelinha por três vezes. Nesse ponto a carne estará tão macia que estará soltando do osso.

Para acompanhar a costelinha eu fiz legumes no vapor, uma pena que não achei vagem torta....


Molho Barbecue.


1 colher de óleo
2 colheres de sopa de cebola picada bem miudinha.
1/2 xicara (chá) de açucar mascavo
2 colheres (chá) de catchup
1/2 xicara (chá) de água
1/2 xicara (chá) de vinagre branco
2 colheres de molho inglês
Pimenta calabresa
Pimenta do reino
Sal


Em uma panela refogue a cebola no óleo, acrescente o açucar mascavo e o vinagre, deixe o açucar dissolver e acrescente o molho inglês, o catchup, a pimenta calabresa e a água. Cozinhe por 10 minutos ou até o molho engrossar, tempere com sal e pimenta do reino.Reserve.

E de sobremesa....




Torta de limão com chocolate.


É isso ai, não tenha medo de se arriscar...

Bjus

2 comentários: