segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Para adoçar a vida!

Em um dos raros domingos em que fiquei em casa e com disposição (hohoho) eu fiz um almoço bem caprichado pro meu amor...

O menu foi risoto de funghi, pato com molho de laranja e de sobremesa essa tentação ai de cima...
Uma torta de morangos que minha mãe faz...

Futuramente postarei a receita do pato e do risoto, mas hoje a estrela é mesmo a torta.

Eu a fiz meio no susto, para aproveitar a época de morangos que eu adoro... Mas não tinha em casa todos os ingredientes então só me restou o improviso...

Ela tem três camadas, uma de pão de ló, uma de creme de confeiteiro e outra de morangos frescos com gelatina...

A receita é essa...

Para a base de pão de ló:

2 ovos (separados claras e gemas)
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de farinha de trigo
2 colheres de água aromatizada com baunilha ou essência de rum
1 colher de chá de fermento

Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar e bata até formar um creme bem clarinho quase branco. Quando chegar nesse ponto acrescente a farinha e a água e basta somente até misturar, junte o fermento e leve oa forno até dourar.

Para o creme:

1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 lata de leite (a mesma medida da lata de leite condensado)
1 gema
1 colher de sopa de farinha de trigo ( o improviso, eu não tinha maisena)
Essência a gosto, eu usei a de rum.

Misture tudo e leve ao fogo mexendo sempre até formar o creme...

Para os morangos com gelatina:

1 caixinha de morangos lavados e cortados ao meio
1 caixa de gelatina de morango preparada conforme as instruções.

Montagem...

Em um refratário coloque o bolo que ficará fino, por cima coloque o creme de morno pra frio para que os morangos não cozinhe. Acomode delicadamente os morangos e coloque por cima a gelatina. Utilize uma colher para diminuir o impacto do liquido para que os morangos não afundem.

Leve para a geladeira até que a gelatina endureça.

É fácil e deliciosa... Aproveite!

Bjus

Nenhum comentário:

Postar um comentário